Toxina Botulínica

A toxina botulínica utilizada para fins médicos é a forma atenuada de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando aplicada em pequenas doses, ela reduz temporariamente a contração muscular do local onde é injetada.

O seu uso para fins estéticos visa, basicamente, atenuar rugas de expressão, ou seja, rugas que pioram ou surgem quanto realizamos movimentos faciais, como sorrir, elevar ou aproximar as sobrancelhas ou franzir a testa.

Foi aprovada pela ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) para fins cosméticos em 1992, sendo as principais marcas de toxina com registro no Brasil o Dysport®, Botox® e Xeomin®

Um fator imprescindível para a formação de rugas é a contração natural dos músculos, que formam a chamada linha de expressão. A toxina botulínica não preenche, não dá volume e não se destina a rugas que não são causadas pela movimentação muscular. Não há idade mínima para a aplicação da toxina botulínica, sendo o tratamento indicado para a prevenção e para amenizar as linhas já formadas.

O lifting do pescoço Nefertiti é uma nova técnica onde a toxina botulínica é injetada ao longo da linha da mandíbula e em diversos pontos do pescoço, no músculo platisma. As bandas laterais dos platisma, que puxam para baixo o lado inferior do rosto, agravam a papada. Essas faixas musculares do pescoço excessivamente proeminentes ou pendentes podem ser reduzidas de forma eficaz pela injeção de pequenas quantidades de toxina botulínica, resultando em uma melhor a definição do contorno da mandíbula, bem como reequilíbrio dos músculos subjacentes e fornecendo uma silhueta melhorada.

Além do tratamento de rugas, usamos a toxina botulínica para o tratamento de suor excessivo (hiperidrose) com excelentes resultados, especialmente nas axilas e couro cabeludo.

A toxina botulínica tem sido utilizada também para controlar os quadros de bruxismo, hábito de ranger, apertar os dentes. No bruxismo, a toxina é aplicada em pontos localizados nos músculos temporal anterior e masseter, na mandíbula, relaxando a musculatura e diminuindo a tensão dos músculos tratados. Com a diminuição da atividade muscular nessas áreas, o músculo masseter tende a ficar menos saliente, produzindo um efeito de afinamento do terço inferior da face.

O tratamento é realizado em consultório, com uso de anestesia tópica (creme anestésico) e é muito bem tolerado. A quantidade de toxina utilizada difere de acordo com a força muscular e das áreas a serem tratadas. Não é necessário afastamento das atividades usuais após a aplicação. Recomenda-se apenas evitar baixar a cabeça e praticar atividades físicas nas horas seguintes ao tratamento. O resultado da aplicação começa a ser notado de 2 a 5 dias da aplicação, sendo que após 10 a 14 dias ocorre o efeito final do tratamento. A duração do efeito é em média de 4 a 6 meses e os resultados dependem da dose injetada, do produto utilizado e também da resposta de cada indivíduo. O procedimento é contraindicado em pessoas com alergia a qualquer componente da sua formulação, em mulheres grávidas, e pacientes com doenças neuromusculares e imunológicas.