Preenchimento com Ácido Hialurônico

O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Sabemos que o envelhecimento é resultado de uma série de alterações nas diversas estruturas faciais, o que gera uma perda de contorno e das formas mais arredondadas da face jovem. Isso ocorre principalmente pela redução de gordura em áreas específicas, além da perda da própria estrutura óssea da face, resultando no surgimento de sulcos e áreas de sobras de pele.

Os preenchimentos faciais têm por objetivo dar volume e corrigir rugas da face, além de tratar os sinais do envelhecimento. O ácido hialurônico é uma das substâncias mais usadas para essa finalidade. É um preenchimento absorvível, com baixo índice de formação de nódulos ou alergias. Existem vários tipos de moléculas desse mesmo ácido hialurônico, podendo ser maiores ou menores, com maior ou menor poder de atração de água, de acomodação na pele, devendo a escolha pelo tipo do ácido hialurônico individualizada para cada queixa do paciente.

O ácido hialurônico existe naturalmente em todos os organismos vivos. A quantidade de ácido hialurônico na pele diminui com o envelhecimento. O que desejamos com o tratamento é que ele seja perceptível, mas não identificável. Todos os ácidos hialurônicos comercializados no Brasil são de origem não-animal, o que confere maior pureza, menor risco de reações alérgicas e transmissão de substâncias infecciosas.

O procedimento é efetuado em consultório, com anestesia local ou tópica, usando agulhas e cânulas. Os efeitos do preenchimento aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis até um mês da aplicação. Por ser um preenchedor reabsorvível, pode ficar no local da aplicação por um período de um ano a um ano e meio, sendo absorvido lentamente pelo organismo.

Indicações

As principais aplicações do ácido hialurônico são: sulco nasogeniano (também chamado de bigode chinês), região labial, área das olheiras, maçãs do rosto, contorno da mandíbula e queixo, têmporas, nariz, cicatrizes da face. Pode ser usado também com a finalidade de hidratação da pele (skinboosters), auxiliando na melhora do tônus e das rugas finas. Contraindicações

Portadores de doenças autoimunes em atividade (como lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia), pacientes gestantes, imunossuprimidos, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem ser submetidos ao preenchimento.

Cuidados após o preenchimento facial

Evitar massagens faciais após a aplicação. Atividades físicas nas 24h que sucedem o procedimento também devem ser evitadas. Pode ocorrer hematomas e inchaço após o preenchimento, sendo mais prudente não fazer próximo a algum evento importante.
Maquiagens e corretivos, cremes noturnos, protetor solar podem ser usados.