Tricoscopia

A tricoscopia é um exame realizado para analisar o cabelo e o couro cabeludo, ajudando no diagnóstico, assim como no acompanhamento dos pacientes com queda de cabelos. Por esse exame é possível diagnosticar alterações como calvície (ou alopecia androgenética), alopecia areata, lúpus eritematoso, líquen plano, dentre outras doenças, podendo substituir ou evitar a realização de biopsia do couro cabeludo em muitos casos, e quando a biópsia é necessária, ela é útil na escolha do local certo a ser realizado, já que diversas estruturas que não são vistas a olho nu podem ser identificadas.

É um exame feito em consultório dermatológico, com o uso de um equipamento chamado videodermatoscópio, que possui uma câmera capaz de ampliar a imagem em mais de 70 vezes, possibilitando que estruturas como vasos sanguíneos, folículos e pelos sejam analisados. O exame ainda permite que o médico capture e salve todas as imagens em alta resolução, podendo utilizá-las para futuras comparações, avaliando assim a eficácia ao tratamento.

Todo paciente com queixa de queda de cabelos e alterações no couro cabeludo e nos fios têm indicação de fazer o exame. É muito importante enfatizar a necessidade de procurar por atendimento especializado para diagnóstico correto, tornando mais eficazes os tratamentos.

Portanto, a tricoscopia trata-se de um exame não invasivo, indolor e rápido, de grande importância para a detecção precoce de alterações dos fios e couro cabeludo, assim como para a orientação do dermatologista na melhor conduta e tratamento.